quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O que diabos é K-Pop?!


Não é de hoje que novas ondas musicais do tipo love-it-or-hate-it surgem no Brasil. Foi assim com o falecido grupo mexicano RBD (sdds), com o músico canadense Justin Bieber e não está sendo diferente, agora, com o gênero K-Pop.
K-pop, abreviação de Korean Pop, é um movimento musical sul-coreano que abrange não só o pop, mas o hip hop, o rock, o R&B e a música eletrônica. Atualmente, artistas coreanos têm mostrado grande influência em mercados estrangeiros não-asiáticos, colaborando com produtores de peso como Diplo, Will.I.Am e Kanye West. 

Uma das mais promissoras girl bands da safra coreana é a Girls’ Generation ou SNSD (abreviação de Sonyeo Shidae, seu nome em coreano), composta por nove garotas (não muito diferentes entre si, aos nossos olhos ocidentais), que já regravou “Run Devil Run”, da Ke$ha, em coreano. Suas músicas de maior sucesso worldwide são, provavelmente, a fofíssima “Gee” e a super-sexy “The Boys”, escrita e arranjada por Teddy Riley (que já produziu o rei Michael Jackson), que tem uma versão em coreano e uma em inglês, que vocês podem conferir no player abaixo.

Outra girl band coreana de sucesso é 2NE1 (lê-se “to anyone”). As quatro garotas que formam o grupo – CL, Bom, Dara e Minzy – são lindas (como vocês podem ver na imagem que ilustra  o post), dançam muito e não deixam a desejar nos vocais. Elas estão agora em sua primeira turnê mundial (“New Evolution Tour”) e nós do Desatoalizados (ou só o Marcelo) estamos loucos para que elas venham arrasar em solo tupiniquim. Seu hit “I Am The Best” tem sido tocado sem parar em muitas baladas pelo Brasil afora!

Para finalizar o post, eu os apresento HyunA, integrante do grupo 4Minute (recomendo “Volume Up”), numa parceria super bem-sucedida com o rapper PSY, a super-chiclete “Gangnam Style”. Tão bem-sucedida que sua versão solo está em primeiro lugar no chart sul-coreano da Billboard. Heeeeey, sexy lady!

E é isso aí, galere. Abaixo o preconceito musical e viva o pop!

@marcelowho

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More