segunda-feira, 14 de março de 2011

Dream a little dream...




Por que sonhamos?
Vocês já se perguntaram isso?

Freud escreveu a tese da Interpretação dos Sonhos, e segundo ele, os sonhos derivam do nosso psicológico (ok, isso é óbvio, mas pra bíblia, os sonhos vinham através da paranormalidade). Freud achava que se tivéssemos a capacidade de decifrar nossos sonhos, entenderíamos nossa cabeça, nosso ser.

Os sonhos são uma projeção das nossas memórias antigas e atuais (não gente, ninguém prevê o futuro), aquelas que a gente quer enfrentar e as que a gente quer fugir. É comum sim você sonhar com uma coisa que aconteceu essa semana intermináveis vezes, e depois sonhar com algo que aconteceu anos atrás. E até mesmo com necessidades imediatas, do tipo: estar com sede e sonhar bebendo água. Todos nós temos desejos, medos, fantasias, vergonha, segredos e situações não resolvidas, e a gente "esconde na nossa memória" pra nunca ter que enfrentá-las. Mas elas ainda estão lá. E é isso que o inconsciente faz. Ele pega todas nossas memórias escondidas e faz uma alteração ali, outra aqui, e projeta em nossos sonhos, pra ver se as coisas ficam mais "aceitáveis".

O mais importante é que eles aparecem para desenvolvermos as nossas reações com aquele acontecimento, como se fosse uma segunda chance. E isso ajuda a lidarmos com essas verdades não contadas.

.


"Creio que o homem sonha unicamente para não deixar de ver; pode acontecer que um dia jorre a luz interior em nós e nenhuma outra nos será mais necessária."
- As Afinidades Eletivas, J. Goethe


"Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
— depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar.

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio..."
- Canção, C. Meireles



Bons sonhos!


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More